Zidedê de asa cinza (Euchrepomis spodioptila) é uma especie de ave da família Thamnophilidae que pertence ao gênero dos Euchrepomis.
É encontrado no Brasil , Colômbia , Equador , Guiana Francesa , Guiana , Peru , Suriname e Venezuela . Seu habitat natural são as florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude .
O zidedê de asa cinza foi descrita e ilustrada pelos ornitólogos ingleses Philip Sclater e Osbert Salvin em 1881 e recebeu o nome binomial Terenura spodioptila .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do zidedê de asa cinza
O comprimento do zidedê de asa cinza é de 10 cm, nos machos a coroa é preta, o pescoço e o rosto são cinza e há ‘sobrancelhas’ brancas estreitas acima dos olhos.
O dorso e a cauda superior são castanho-avermelhados ou vermelhos, o peito e o ventre são brancos, as asas são pretas com duas listas brancas, a cauda é enegrecida.
Nas fêmeas, a coroa é vermelha, as ‘sobrancelhas’ ocres acima dos olhos, o dorso é marrom, o topo da cauda é vermelho.
Habitat do zidedê de asa cinza
Seu habitat natural é o dossel das florestas tropicais úmidas das regiões baixas, abaixo de 1.100 m de altitude, onde é considerado bastante comum.
Distribuição geográfica
Distribui-se no sul da Venezuela , Guiana , Suriname , Guiana Francesa e no nordeste da Amazônia brasileira , até o centro-sul da Amazônia; e no sudeste da Colômbia , extremo nordeste do Equador , nordeste do Peru e noroeste da Amazônia brasileira.
Alimentação do zidedê de asa cinza
O zidedê de asa cinza procura insetos que colhe na folhagem, muitas vezes pendurado de cabeça para baixo quando o dorso vermelho se torna claramente visível.
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis (LC).